Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Atletismo:considerações sobre a corrida e Corrida de Rua

ATLETISMO - A CORRIDA CONSIDERAÇÕES SOBRE A CORRIDA- A corrida é uma das formas mais primitivas de exercício e dever ter surgido da necessidade dos homens primitivos de andar mais depressa para fugir de alguns perigos ou perseguir a caça. A prática regular da corrida aumenta a capacidade respiratória, melhora a circulação sanguínea e aumenta a força muscular. Quando uma pessoa está andando, ela mantém um dos pés no chão e o outro no ar, a todo momento. Na corrida, de tempos em tempos, os dois pés do atleta ficam no ar. A corrida é, na verdade, uma secessão de pequenos saltos. Ao correr, elevamos os joelhos ao mesmo tempo que movimentamos os braços. Desta forma, obteremos um rápido deslocamento o nosso corpo. Para pequenos percursos o mais importante é a velocidade do atleta, pois não exigem muita resistência. Já os longos percursos não requerem principalmente velocidade, pois ninguém aguentaria correr velozmente até o final. Além da velocidade, as corridas longas exigem principalmente resistência. Assim as corridas de pequeno percurso desenvolvem a velocidade, enquanto as corridas de longo percurso, além da velocidade, desenvolvem a resistência. Considerando a distância, as corridas dividem-se em: corridas rasas: curta distância (velocidade), que nas competições oficiais vão até os 400 metros; corridas de meio-fundo: (800 metros e 1500 metros); corridas de fundo: longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros). Quando , porém, são combinadas com saltos de barreira, temos a corrida com obstáculos.


Corrida de rua
  A corrida de rua é a modalidade esportiva que mais se desenvolveu nas principais cidades do mundo. No Brasil, tomou impulso a partir da década de 1990 e se consolidou, nos últimos dez anos, como prática cultural urbana que mais tem evoluído em número de participantes ou em eventos realizados. Ao se estabelecer como manifestação cultural da cidade contemporânea, a corrida possibilitou uma nova dinâmica para a função social da rua como meio propício à interação entre desconhecidos.
A cada dia mais pessoas aderem a um esporte bastante acessível: a corrida de rua. E a explicação para esse aumento significativo é simples. Para ser praticada, a corrida só exige um par de  adequado e boa saúde. Existe ainda outra explicação para o fato: “As pessoas estão mais conscientes da necessidade de adotar atividades físicas e a corrida é uma boa opção porque é fácil de começar e praticar.” A prática de corrida e rua, pode diminuir a depressão, a ansiedade e o estresse, e ainda aumentar a autoestima e melhorar o humor e a qualidade do sono.

Para começar
Quem deseja começar a correr preciso, antes de tudo, fazer um check-up – de preferência o tipo desenvolvido para esportistas, que avalia o condicionamento físico e cardiovascular. Assim é possível saber como o corpo se comporta durante a atividade física e se esta é a prática mais indicada.
A alimentação, hidratação e a respiração também têm um papel fundamental no desempenho da corrida. O ideal antes do treino é ingerir carboidratos, como pães e massas, que favorecem a rápida obtenção de energia. As proteínas como carne e queijos, devem ser evitadas, pois a digestão é mais demorada e pode interferir no desempenho durante o exercício. Também não é recomendado treinar em jejum, pois o corpo precisa de energia para funcionar bem. Durante a corrida, não deixe de se hidratar, pois a perda de líquido é bastante intensa. Não existe uma quantidade ideal, mas é preciso cuidado para não abusar e gerar um incômodo estomacal enquanto corre.
Quando começam a correr, algumas pessoas reclamam de uma “dor no lado”, uma sensação de pontada que ocorre na região abdominal. Ela está relacionada à fadiga dos músculos envolvidos na respiração, como o diafragma e o abdômen. Não existe regra para respirar durante o esporte, mas o recomendado é que o ar seja inspirado pelo nariz e expirado pela boca. “É importante sempre respeitar a capacidade do organismo, e não abusar da intensidade para não sentir incômodos e não prejudicar a saúde. Se você estiver correndo e sentir a dor, diminua a intensidade da corrida”.
O alongamento antes e depois dos treinos é indispensável para qualquer tipo de atividade, pois prepara a musculatura antes do exercício e posteriormente facilita o relaxamento. Os membros superiores e a musculatura que envolve a coluna também não podem deixar de ser alongados, pois a corrida envolve movimentação involuntária de membros superiores, e musculaturas do abdômen e lombar também são muito requisitadas durante a corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário