Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Sempre o presente (sendo novidade para cada época) abriga receios e crises, discussões e reflexões. O novo sempre assusta. Ultimamente a educação tem sentido este reflexo.
De fato é um grande desafio fazer com que esta informatização possa ser aproveitada para o verdadeiro aprendizado e não ser usado como uma espécie de “escora” pelo aluno em muitos casos em que se queima etapas da pesquisa, com o famoso “control C” e “control V”, quando minimiza-se muito a leitura e o raciocínio, pois se encontra tudo pronto; também professores se aproveitam desse artífice, não desenvolvendo seu potencial. Essas causas inviabilizam a produção educacional em si, pois, assim, apresenta-se uma educação artificializada, e inconcreta.
Nos dias de hoje não se pode negar a importância e necessidade de se manter atualizado e aproveitar os benefícios da tecnologia para o desenvolvimento de qualquer que seja o campo de atuação do ser humano e a educação não é diferente disso. É preciso que também esta cumpra com seu papel, primeiro pela inserção do educando neste mundo promissor (era digital, da informatização), depois para que, com os meios das mídias, o aluno possa ter acesso diretamente (“na prática”) aos conteúdos estudados, acompanhando mais de perto o que na sala de aula é lançado como teoria.
Não muito diferente do conteúdo de filmes de ficção do passado, em que se imaginava impossível, a atualidade está recheada de novidades na área da tecnologia e comunicação, novidades estas que cada vez mais aumenta sua velocidade de evolução. É importante que o professor estimule a consciência do aluno para que este não se desligue do proprósito de aproveitar este recurso que é sempre novo e está, cada vez mais rápido, chegando aos diversos setores da sociedade. A educação é apenas mais um setor que também precisa se atualizar e fazer realidade o que um dia se pensou ser apenas “coisa de cinema”.

Um comentário:

  1. Realidade que enfrentamos dificuldades para acompanhar no mundo da informatização,encontramos grandes desafios.Mas esta vai ser uma luta que temos que enfrentar.

    ResponderExcluir