Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Fundamentos do Futsal

História e origem do Futsal

As origens do futsal estão enraizadas no Uruguai, mais precisamente na cidade de Montevidéu. O responsável pela criação da modalidade é o professor de Educação Física, Juan Carlos Ceriani Gravier. O esporte surgiu em 1933, na Associação Cristã de Moços, como uma variante do futebol.

A princípio, o esporte ficou conhecido como Indoor Football, ou em tradução literal, “futebol no interior”. Ainda nessa época, as partidas eram disputadas com 14 jogadores, ou seja, sete em cada lado. Hoje, o número total é de apenas dez.

 A quadra de futsal possui as seguintes marcações:

  • Linha central
  • Linhas laterais e linha de meta
  • Área de penalidade
  • Área de substituição

       Medidas da quadra de Futsal

 A quadra é um retângulo e suas medidas são:

 Competições internacionais FIFA: 38 a 42 metros de comprimento e 20 a 25 metros de largura.

  • Competições nacionais (Brasil) adulto e sub-20: mínimo 38 metros de comprimento e mínimo de 18 metros de largura.
  • Competições nacionais femininas adulto, sul-20, sub-17 e sub-15 e competições nacionais mas masculina sub-17 e sub-15 o comprimento mínimo é de 36 metros e a largura mínima é de 18 metros
  • O tamanho dos Gol ou Traves de Futsal é de 3 metros de largura entre os postes, e a altura do travessão é de 2 metros em relação ao solo.

 https://www.dicaseducacaofisica.info/wp-content/uploads/2017/01/quadra-futsal.jpg https://www.dicaseducacaofisica.info/wp-content/uploads/2017/01/trave-meta-futsal.jpg https://www.dicaseducacaofisica.info/wp-content/uploads/2017/02/zona-de-substituicao-na-quadra-de-futsal.jpg

  Principais regras e fundamentos do futsal:

  • O Futsal tem 40 minutos de jogo, com dois tempos, cada tempo possui 20 minutos.
  • O esporte é praticado por duas equipes de 5 atletas cada. No total são 10 jogadores em campo. Cada time tem o direito de possuir até 9 jogadores reservas.
  • Vence a partida quem marcar mais gols.
  • A regra de impedimento não existe no futsal, e também não há limite de substituição de jogadores.

  • A partida tem dois árbitros, um anotador e um cronometrista.

Uma equipe de Futsal é formada por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. Em competições oficiais o número máximo de reservas é de 9 atletas.

O jogo de Futsal é cronometrada e dividida em dois tempos iguais. Para partidas adulta, sub-20 e sub-17 serão dois tempo de 20 minutos, já para partidas sub-15, serão dois tempos de 15 minutos. O intervalo entre os tempos de jogo deve ser de no máximo 15 minutos.

  • Nova Regra – O cronometrista indicará com um sinal acústico o fim do tempo de duração de cada um dos dois períodos ou da prorrogação.

  • Nova Regra – Considera-se que um período terminou quando o sinal acústico do cronometrista soa, mesmo que os árbitros não tenham sinalizado o fim do período com o apito.

Tipos de Chutes
 
Chute Simples: Esse chute é batido com a parte interna ou dorso do pé. Com ele há mais probabilidade de conseguir que esse fundamento seja bem executado.
Chute de bate-pronto: É aquele realizado imediatamente no momento em que a bola toca o chão.
Chute de voleio: Chute com a bola no ar.
Chute de Bico: Costuma ser o chute mais fácil e realizado com a ponta do pé. Ele não costuma ser muito preciso pelo pouco espaço de contato. Chute por Cobertura: Com o pé por baixo da bola é possível fazer com que ela ganhe.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 https://youtu.be/t02c5M-vy0Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário