Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Sistema 3x3 / 4x2 /



·         Sistema 3x3
·         No sistema 3x3 há três levantadores e três atacantes posicionados de forma intercalada.
·         Para a utilização deste sistema tem que haver um entrosamento entre os atletas para que as jogadas sejam efetuadas com sucesso.
·         Sistema 4x2
·         O sistema 4x2 pode ser dividido entre o 4x2 simples e o 4x2 invertido, ou com infiltração.
·         Sistema 4x2 Simples
·         No 4x2 simples há dois levantadores, que se colocam nas posições diagonais da quadra, mais quatro atacantes. Com esse sistema, há sempre um levantador na rede juntamente com dois atacantes.

Sistema 4x2 Invertido, ou 4x2 com Infiltração

No 4x2 invertido, também chamado de 4x2 com infiltração, ou ainda 6x21 (uma vez que há 6 atacantes e 2 levantadoras em quadra), também há dois levantadores e eles também se posicionam em diagonal. No entanto, o levantador que está na zona de ataque se tornará disponível para o ataque e o que estiver na zona de defesa infiltrará, ou seja, passará da zona em que ele está para a zona de ataque para efetuar o levantamento. Assim, sempre haverá 3 atacantes na rede. Além disso, caso o "levantador da ocasião" (ou seja, o levantador que está no fundo) defenda, há sempre um levantador de ofício para distribuir as jogadas.
É considerado o melhor sistema tático do voleibol, pois sempre haverá 3 atacantes na rede, dificultando o bloqueio adversário. O time de Cuba feminino, por exemplo foi Tricampeão olímpico nos anos 90-2000, utilizando este sistema<ref. Porém, ele exige que os levantadores sejam especialistas no ataque, o que dificulta a sua utilização 1 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário