Regras Básicas do Handebol
Regras
Básicas do Handebol
A quadra
- Medida oficial: 40 x 20 metros;
- Balizas: 3 metros de largura por 2 metros de altura, com rede;
- Demarcações: área do gol, linha de tiro livre, linha de 7 metros, linha de
delimitação do geleiro, linha central, linha da área de gol, linhas laterais de
linhas de fundo.
A duração do jogo
- Dois tempos corridos e iguais de 30minutos com intervalo de 10 minutos;
- Inicia-se o jogo com o apito do árbitro central e finaliza-se com o sinal do
cronometrista;
- Os árbitros decidem quando o jogo deve ou não ser interrompido (time-out);
- Em caso de empate, poderá haver 01 (uma) ou no máximo 02 (duas) prorrogações
com 2 (dois) tempos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto, e caso o jogo ainda
termine empatado, a decisão será feita através de cobranças de tiros de 7
metros;
- Cada equipe terá direito a 01 (um) pedido de tempo em cada período de jogo,
com duração de 01 (um) minuto cada tempo (team time-out).
A quadra
- Medida oficial: 40 x 20 metros;
- Balizas: 3 metros de largura por 2 metros de altura, com rede;
- Demarcações: área do gol, linha de tiro livre, linha de 7 metros, linha de delimitação do geleiro, linha central, linha da área de gol, linhas laterais de linhas de fundo.
- Dois tempos corridos e iguais de 30minutos com intervalo de 10 minutos;
- Inicia-se o jogo com o apito do árbitro central e finaliza-se com o sinal do cronometrista;
- Os árbitros decidem quando o jogo deve ou não ser interrompido (time-out);
- Em caso de empate, poderá haver 01 (uma) ou no máximo 02 (duas) prorrogações com 2 (dois) tempos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto, e caso o jogo ainda termine empatado, a decisão será feita através de cobranças de tiros de 7 metros;
- Cada equipe terá direito a 01 (um) pedido de tempo em cada período de jogo, com duração de 01 (um) minuto cada tempo (team time-out).
A bola
- Deverá ser de material de couro ou sintético, ser redonda, não podendo ser
lisa e nem brilhante.
Tamanhos:
H3L – Adulto Junior e juvenil masculina;
H2L – Adulto Junior e juvenil feminino, cadete (masc/fem) e infantil masculino.
H1L – Infantil feminino, mirim e pré-mirim (masc/fem).
Tamanhos:
H3L – Adulto Junior e juvenil masculina;
H2L – Adulto Junior e juvenil feminino, cadete (masc/fem) e infantil masculino.
H1L – Infantil feminino, mirim e pré-mirim (masc/fem).
Uniforme das equipes
O uniforme dos jogadores de quadra de uma equipe deve ser igual, sendo que a cor do uniforme do goleiro deve deferir claramente das duas equipes. A roupa do técnica deve ser de cores diferentes da sua equipe.
Área do Gol
Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuízo para a ação do adversário.
Goleiro / Gol
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da
quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas
na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só será
considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha
de gol por, dentro da baliza.
Manejo da Bola
É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa
de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos.
Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão.
Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar
a bola com os pés.
Comportamento Para com o adversário
Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do
adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao
adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou
duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.
Tiro de meta
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a
linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou
pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O
tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá
colocar a bola em jogo.
Bola ao chão
A bola ao chão é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das
áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes;
interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como
infração as regras.
Escanteio
O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora
ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O
lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral,
do lado onde a bola tenha saído.
Lance lateral
O lance lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a
linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha
lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá
ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da
cobrança a equipe adversária.
Lance de 7m
Este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o
adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão
permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé
fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover este pé.
Lance de 7m
Este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover este pé.
Lance livre
É ordenado lance livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um
jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol;
lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro;
execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, livre, tiro de
meta e 7m; atitude antidesportiva.
Execução
Antes da execução de todos os lances citados acima a bola deverá pousar na mão
do lançador e todos os jogadores deverão ter tomado a posição regularmente.
Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o
chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e aplicar reversão da
jogada.
Antes da execução de todos os lances citados acima a bola deverá pousar na mão do lançador e todos os jogadores deverão ter tomado a posição regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e aplicar reversão da jogada.
Punições
Cartão Amarelo
Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por
reclamações ou quando após uma falta o jogador não deixa a bola no lugar
indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro.
Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por reclamações ou quando após uma falta o jogador não deixa a bola no lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro.
Dois Minutos: - Este apenas é aplicado a jogadores. Quem receber esta punição deve permanecer fora da partida durante um período de dois minutos (que será controlado pelo cronometria), e após podendo retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem. Durante este período o time fica com um jogador a menos, esta punição é geralmente aplicada a faltas desnecessárias e a substituições incorretas.
Cartão Vermelho: (ou desqualificação)
Ao ser aplicado um Cartão Vermelho o jogador deve retirar-se da quadra, não
podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar mais a partida. O time
permanece durante dois minutos com um jogador a menos e após pode completar o
time com outro jogador. (O jogador que receber mais que 3 "Dois Minutos"
durante a partida é automaticamente desqualificado, sofrendo todo o processo
acima descrito)
Exclusão
Este é um recurso extremo da arbitragem, utilizado apenas em casos de agressão
física e verbal. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem
se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com
um jogador a menos.
Exclusão
Este é um recurso extremo da arbitragem, utilizado apenas em casos de agressão física e verbal. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos.
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