Conhecimento sobre Basquetebol
1) Complete as frases correspondente:
1) Complete as frases correspondente:
a) O jogo de basquete se inicia com a bola
lançada para o alto no círculo __________.
b)Um jogador não pode permanecer mais do que três segundos na área ---------------do adversário.
c)Quando um jogador ganhar o controle de uma bola viva em quadra deve tentar um ___________.
d)Sua área de jogo é basicamente as laterais da quadra direita e outro na----- esquerda.
e)Jogador com maior poder de estratégia de jogadas fica atrás da linha dos três metros podendo invadir a qualquer momento,esse jogador é o __________.
f) O drible tem como função de livrar do ___________.
g)O passe acima da cabeça é utilizado para curtas distâncias, servir ao---------------
h)O passe de gancho exige muita ____________
i)Qual o arremesso que o atacante se encontra
em deslocamento e próximo da cesta do adversário deve executar a
-----------------
j)Quando a cesta for convertida a equipe marca
__________.
k)O --------é o arremesso mais utilizado em longa
distância no basquetebol.
L) Quando um
jogador é marcado, ele só poderá manter a posse da bola por ---------segundos
ou menos.
m) Quando uma equipe ganha a posse da
bola em sua zona de defesa, ela deve levar a bola até sua zona de ataque em, no
máximo, ------------ segundos.
n) A equipe com a posse de bola tem -----------
segundos para levar a bola ao cesto da
equipe adversária e tentar lançá-la.
o)É permitido a um jogador cometer no
máximo -----------faltas.
Banco de
Respostas:
central, restritiva,
arremesso, alas, armador, adversário, pivô, força, bandeja, pontos, jump, cinco(5), oito(8) ,vinte quatro(24),cinco
(5).
Resumo
das regras do basquetebol
Equipe -
Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores cada (em jogo), mais 7
reservas.
* Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
* Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com a duração os 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
* Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
* Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas.
* Pontuação - Um cesto é valido quando a bola entra no cesto, por cima, passa através ou na rede fique presa. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,75 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
* Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.
* Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
* Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6); não podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que esta toque no aro.
* Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa e não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
* Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
* Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada, com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com a duração os 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
* Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.
* Como jogar a bola - A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas.
* Pontuação - Um cesto é valido quando a bola entra no cesto, por cima, passa através ou na rede fique presa. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,75 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
* Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos.
* Resultado – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
* Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6); não podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que esta toque no aro.
* Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipa e não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
* Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo.
* Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário, enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.
* Regra dos 8 segundos - Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de ataque.
* Regra dos 24 segundos - Quando uma equipa está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para lançá-la ao cesto do adversário.
* Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor.
* Transição de campo – Um jogador cuja equipa está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa.
* Dribles - Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetuar dois dribles consecutivos (bater a bola agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
* Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
* Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
* Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipa adversária.
* Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos ou atitudes ofensivas, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada falta.
* Falta da equipa – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
* Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
* Altura do aro - A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.
cade a resposta :(
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