Regras e fundamentos do Futsal
O futebol de salão, também conhecido como futsal, é um esporte de origem uruguaia do século XX. É uma variação do futebol, tendo, portanto, estruturas e algumas regras semelhantes. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres e em quadras tanto abertas quanto fechadas.O chão da quadra, entretanto, deve ser uma superfície lisa em vez um gramado, como no futebol. É disputado por duas equipes, cada uma com 5 jogadores em campo. Devido às menores proporções, tanto da área da quadra quanto do número de jogadores, pode ser considerado um dos esportes mais populares do Brasil, ainda mais popular que o futebol.
O objeto
usado para a prática desse esporte é uma bola e o objetivo principal do futsal
é a marcação de pontos através de gols. A instituição responsável pelos eventos
e pelas regras do futsal é a FIFUSA, Federação Internacional do Futebol de
Salão.
História do Futsal
O Futsal foi criado na cidade de
Montevidéu (Uruguai) no ano de 1934. O criador foi o professor de
Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos
Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como
Indoor-Foot-Ball.
Os movimentos permitidos do futsal
Assim
como no futebol, o uso das mãos para o manejo e o deslocamento da bola é
proibido. Os fundamentos, ou movimentos, a seguir são comuns ao futsal e ao
futebol.
- Passe: É o ato de chutar a bola para um companheiro da equipe.
- Drible: É o ato de enganar o adversário com uma série de movimentos e passar por ele.
- Cabeceio: É o ato de golpear a bola com a cabeça.
- Chute: É o ato de golpear a bola com os pés.
- Recepção: É o ato de interromper o percurso que a bola esteja fazendo.
- Condução: É o ato de manejar a bola de forma que ela se desloque pelo campo.
As posições no futsal e no futebol
- Goleiro: Defende o gol do próprio time contra tentativas adversárias de marcar pontos.
- Fixo: Semelhante ao zagueiro do futebol, tem função de defesa.
- Ala esquerdo e ala direito: Tema função de ajudar no ataque, trabalhando nas áreas laterais da quadra.
- Pivô: Também conhecido como atacante, principal responsável pela tentativa de marcação de gols.
As regras do futsal
- Cada partida de futsal tem 40 minutos de duração, sendo dividida em dois tempos de 20 minutos.
- O jogo é supervisionado por um árbitro.
- O uso dos braços, do tronco, da cabeça, das pernas e dos pés é permitido para o manejo e condução da bola. O uso das mão é proibido a todos os jogadores, com exceção dos goleiros.
- Em caso de falta, um jogador pode receber do árbitro um cartão amarelo ou um cartão vermelho. O cartão vermelho indica expulsão imediata, bem como três cartões amarelos para o mesmo jogador.
- O objetivo é fazer com que a bola atravesse a trave da área adversária do campo.
- A equipe vencedora é aquela que obtiver mais pontos ao final da partida.
- As cobranças de falta são semelhantes às do futebol: Escanteio, tiro de meta, arremesso lateral e arremesso de canto.
Medidas da quadra de futsal nacional
e internacional
A quadra de jogo terá uma forma retangular com o
comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros, e sua largura de 22
metros no máximo e mínimo de 15 metros.
Em competições internacionais, terá entre 38 a 42 metros de
comprimento no máximo e largura de 18 a 22 metros. Terão linhas de marcação
visíveis com oito centímetros de largura.
A bola
Durante a partida, só poderá ser trocada com autorização prévia do
árbitro.
Bola da saída
No início da partida, o jogador irá dar um chute no lado contrário da
quadra. Enquanto isso, os jogadores do time adversário devem permanecer a pelo
menos três metros da bola e nem poderão invadir o lado adversário da quadra até
o pontapé inicial ser efetuado e a bola ser movimentada. O jogador que efetuar
o pontapé inicial só poderá voltar a tocar na bola após outro jogador, tê-la
tocado.
Bola em jogo e fora do jogo
A bola estará fora do jogo quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, quando bater no teto e quando a partida for interrompida pelo árbitro. Será considerada em jogo em qualquer outra situação, do começo ao final da partida.
A bola estará fora do jogo quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, quando bater no teto e quando a partida for interrompida pelo árbitro. Será considerada em jogo em qualquer outra situação, do começo ao final da partida.
Arremesso de Meta
É o arremesso que o goleiro executa quando a bola ultrapassa a linha de fundo. Esse arremesso deverá ultrapassar a área em frente ao gol e o goleiro não deve exceder o tempo de quatro segundos com a bola antes de arremessar.
É o arremesso que o goleiro executa quando a bola ultrapassa a linha de fundo. Esse arremesso deverá ultrapassar a área em frente ao gol e o goleiro não deve exceder o tempo de quatro segundos com a bola antes de arremessar.
Número e Substituições dos jogadores
A partida só poderá ser iniciada com um número total de cinco atletas por time, sendo um deles obrigatoriamente o goleiro. Terá um número máximo de sete atletas reservas para substituições. O número de substituições é indeterminado, sem a necessidade de paralisação da partida. Somente a substituição do goleiro tem a necessidade de autorização prévia do árbitro. A substituição deverá ser realizada pela linha da zona nos três metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre após o atleta substituído ter ultrapassado a linha lateral.
A partida só poderá ser iniciada com um número total de cinco atletas por time, sendo um deles obrigatoriamente o goleiro. Terá um número máximo de sete atletas reservas para substituições. O número de substituições é indeterminado, sem a necessidade de paralisação da partida. Somente a substituição do goleiro tem a necessidade de autorização prévia do árbitro. A substituição deverá ser realizada pela linha da zona nos três metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre após o atleta substituído ter ultrapassado a linha lateral.
Equipamentos dos atletas
ATLETAS
Os trajes obrigatórios dos atletas
compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, calção curto, meias de cano
longo, caneleiras e chuteiras. As caneleiras deverão estar cobertas pelas
meias.
O capitão do time deverá usar uma
braçadeira para poder ser identificado e os jogadores poderão usar as
tornozeleiras por dentro ou por fora das meias.
O goleiro deverá usar uma camiseta de cor diferente dos outros
jogadores, sendo único a ter permissão de usar calça de agasalho.
Árbitros
Os trajes obrigatórios dos árbitros
compõem-se em camisa de manga curta ou comprida, nas cores escolhidas e
aprovadas por sua entidade, calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor
branca. As camisas deverão ser de cor diferente dos atletas para assim não
ter perigo de confundir.
Cronometristas e anotadores
Os trajes dos cronometristas e
anotadores seguirão a mesma regra dos árbitros, a única diferença será a cor
do tênis ou sapato, que deverá ser de cor preta.
Equipe de Arbitragem
Deverão usar camisa à altura do peito
e com o distintivo da entidade as quais são vinculados, segundo a
regulamentação baixada por seus países.
O árbitro principal e o auxiliar
deverão usar camisas de mesma cor, não alterando os demais equipamentos.
Atribuições
O árbitro
O árbitro cuida de todas as regras do jogo. Cabe a ele julgar e chamar a atenção quando ocorrer infrações.
Não poderá tomar decisões baseadas
somente no favorecimento de uma determinada equipe.
Deverá relatar todos os incidentes
antes, durante e depois das partidas.
Deverá expulsar o atleta que agir com conduta violenta e com intenção
de atingir fisicamente outro atleta.
Árbitro auxiliar
Como o próprio nome já diz, ele auxilia o árbitro principal, tendo permissão para assinalar as infrações se achar que o árbitro principal não conseguiu perceber. Fará uso do apito para sinalizar o que perceber no jogo.
Em caso de discordância com o árbitro
principal, prevalecerá a decisão do árbitro principal.
Cronometrista
Terá função de analisar todas as regras de tempo do jogo, entre elas a de controlar os dois minutos de expulsão temporária do jogador, com fiscalização de entrada de outro jogador somente após bola fora do jogo.
Terá de usar um
cronômetro.
Anotador
Terá função de anotar e controlar infrações que possam ocorrer durante o jogo, entre elas as cinco primeiras faltas acumulativas cometidas pelo time em cada período de jogo. Ao registrar isso, deverá anunciar ao árbitro com seu apito, que será de silvo diferente do árbitro, para assim os jogadores não ficarem confusos. |
A posição de goleiro foi a que mais sentiu as mudanças nas regras. Uma
dessas alterações indica que a partir de agora, sempre que se fizer o arremesso
de meta, o goleiro não poderá receber a bola antes que ela seja tocada por um
adversário, caso isso aconteça será dado tiro livre direto.
Outra
mudança é que o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, em caso de
arremesso lateral o goleiro só poderá receber a bola no seu campo de defesa uma
única vez.
Outra regra modificada foi em relação ao apito final da partida. Agora
se após o apito a bola já estiver sido lançada a jogo o árbitro é obrigado a
esperar a conclusão da jogada.
O número de jogadores em quadra também foi modificado. Não será
permitido o início do jogo se houver menos de três jogadores por equipe ou
continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ainda ambas, ficar
reduzida a menos de três jogadores.
Outra regra em relação à substituição de jogadores é que, se um jogador
for expulso antes do início do jogo, ele poderá ser normalmente substituído por
um jogador reserva, mas se um jogador reserva for expulso antes do início do
jogo, este não poderá sofrer substituição.
Os principais fundamentos,
ou seja, as práticas básicas que devem ser usadas para jogar o esporte são o
chute, propriamente dito; o passe; a condução ou o domínio; o drible e a finta que devem ser obrigatórios para
jogar futebol de salão.
O passe, que é um dos mais
executados pelos jogadores, é basicamente passar a bola para outro jogador e
para fazê-lo é preciso ter a mira certa e ter força necessária para acertar
próximo ao companheiro de equipe. O drible e a finta são basicamente o mesmo
fundamento, consistindo em passar por um marcador e no fim da jogada ter a bola
em posse, podendo ser feitos vários tipos de dribles e também de fintas.
O chute é simplesmente o
fato do jogador bater a bola com os pés tentando um destino específico, que é o
outro jogador ou o gol, podendo ser feito também de cabeça ou de peito, por
exemplo. O domínio que é chamado
também de condução é continuar pelo
campo com a bola nos pés sem perder o domínio da mesma, ou seja, ter o controle
sobre a bola, podendo o jogador chegar até o gol do adversário ou até mesmo dar
um passe para seu companheiro de time.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiresse trabalho vai ficar perfeito
ResponderExcluirA mais pura e verdadeira verdade!!!!!!
ExcluirObrigado,vai me ajudar muito no simulado que vou fazer.☺👍
Excluiresse trabalho vai ficar mais que perfeito.....!!!!!!!!!
ResponderExcluirPura verdade
ExcluirA mais pura e verdadeira verdade!!!!!!
Excluiresse trabalho vai ficar um maximoooo!
ResponderExcluirMuiito bom agora que já fiz minha pesquisa...
ResponderExcluirObrigado vai ficar ótimo minha professora de E.fisica vai amar!!!😏😍😘
Esse trabalho é ótimo
ExcluirBom mesmo
ExcluirVerdade
ExcluirAqui é o filho dela e eu tirei dez com essa pesquisa eu recomendo ela e muito completa
ExcluirÓtimo
ResponderExcluiro meu trabalho vai fica muito ótimo
ResponderExcluirmeu trabalho vai ficar perfeito
ResponderExcluir🖒
ResponderExcluirMeu trabalho vai ficar maravilhoso 😘😙obg.
ResponderExcluirÉ uma bosta,muita informação!kkkk
ResponderExcluirUnknown vc usou drogas
ResponderExcluirO meu vai ficar legal😀😀
ResponderExcluirNoossa muito bom, tirei 10 aaf💗
ResponderExcluirTirei 10 amei o site e o conteúdo ❤
ResponderExcluirEsse coteudo tabom👍✌mas tem augumas coisas desnecessárias🙁
ResponderExcluirOiiiii 🎈😭😛🎉😛😭🎈🎉😛🎉😭😛😉💓💔💓💘🙎💌🙍
ResponderExcluirameii essa pesquisa nota 10
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirÓtimo!
Super top eu recomendo
ResponderExcluirok wathi mi neimi
ResponderExcluirMuito bom, me ajudou bastante.
ResponderExcluirNutricional
ResponderExcluir