História e origem do Futsal
As origens do futsal estão enraizadas no Uruguai, mais precisamente na cidade de Montevidéu. O responsável pela criação da modalidade é o professor de Educação Física, Juan Carlos Ceriani Gravier. O esporte surgiu em 1933, na Associação Cristã de Moços, como uma variante do futebol.
A princípio, o esporte ficou conhecido como Indoor Football, ou em tradução literal, “futebol no interior”. Ainda nessa época, as partidas eram disputadas com 14 jogadores, ou seja, sete em cada lado. Hoje, o número total é de apenas dez.
A quadra de futsal possui as seguintes marcações:
- Linha central
- Linhas laterais e linha de meta
- Área de penalidade
- Área de substituição
Medidas da quadra de Futsal
A quadra é um retângulo e suas medidas são:
Competições internacionais FIFA: 38 a 42 metros de comprimento e 20 a 25 metros de largura.
- Competições nacionais (Brasil) adulto e sub-20: mínimo 38 metros de comprimento e mínimo de 18 metros de largura.
- Competições nacionais femininas adulto, sul-20, sub-17 e sub-15 e competições nacionais mas masculina sub-17 e sub-15 o comprimento mínimo é de 36 metros e a largura mínima é de 18 metros
- O tamanho dos Gol ou Traves de Futsal é de 3 metros de largura entre os postes, e a altura do travessão é de 2 metros em relação ao solo.
Principais regras e fundamentos do futsal:
- O Futsal tem 40 minutos de jogo, com dois tempos, cada tempo possui 20 minutos.
- O esporte é praticado por duas equipes de 5 atletas cada. No total são 10 jogadores em campo. Cada time tem o direito de possuir até 9 jogadores reservas.
- Vence a partida quem marcar mais gols.
- A regra de impedimento não existe no futsal, e também não há limite de substituição de jogadores.
- A partida tem dois árbitros, um anotador e um cronometrista.
Uma equipe de Futsal é formada por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. Em competições oficiais o número máximo de reservas é de 9 atletas.
O jogo de Futsal é cronometrada e dividida em dois tempos iguais. Para partidas adulta, sub-20 e sub-17 serão dois tempo de 20 minutos, já para partidas sub-15, serão dois tempos de 15 minutos. O intervalo entre os tempos de jogo deve ser de no máximo 15 minutos.
-
Nova Regra – O cronometrista indicará com um sinal acústico o fim do tempo de duração de cada um dos dois períodos ou da prorrogação.
-
Nova Regra – Considera-se que um período terminou quando o sinal acústico do cronometrista soa, mesmo que os árbitros não tenham sinalizado o fim do período com o apito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário