segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Tênis de Mesa e Atividades sobre Tênis de Mesa
Educação Física -
(Tênis de mesa)
O tênis de mesa é uma prática esportiva derivada de um jogo originário da Inglaterra do século XIX, chamado pingue-pongue. As primeiras memórias desse jogo remetem a estudantes que dividiam uma mesa ao meio com livros (onde mais tarde seria colocada uma rede). Também há indícios de que militares ingleses também jogavam.
O termo pingue-pongue teria sido utilizado devido ao som da bola em contato com a raquete e com a mesa. E realmente tratava-se de um jogo, uma vez que as regras eram completamente variáveis: a contagem podia ir de 10, 20 até 100 pontos; a bola não tinha um tamanho específico; e as mesas também tinham tamanhos não padronizados. As raquetes eram um caso à parte: feitas com papelão ou madeira, podiam ser simples ou envoltas de lixa ou tecido.
Foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que o jogo tomou fôlego real na Inglaterra e alguns antigos jogadores se uniram para fundar uma Associação de Pingue-pongue. Tiveram problemas, pois havia uma marca já com patente do jogo, porém contornaram a situação e a partir daí deram nova cara ao pingue-pongue: redigiram as regras, buscando uma oficialização dessa prática esportiva e incentivaram a produção e a venda de equipamentos apropriados. A partir de então, essas regras foram tomadas como base para a Federação Internacional, criada em 1926, e o nome da prática foi modificado para Tênis de Mesa.
No Brasil, o tênis de mesa foi introduzido por imigrantes ingleses, nos primeiros anos do século XX. No entanto, os primeiros torneios organizados datam de 1912. O estado atual do tênis de mesa em nosso país é bastante promissor, uma vez que a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) já organizou muitos eventos nacionais e internacionais, além de ministrar cursos para arbitragem desse esporte.
Oficialmente, a mesa deve ser retangular com as dimensões de 1,525m de largura por 2,74m de comprimento. A altura da mesa deve estar 0,76 metros de distância do solo. Há uma linha de dois centímetros de altura que marca toda a sua volta. A rede tem 15,25 cm de altura e se estende para além dos limites da mesa. A bola deve ser de celuloide, laranja ou branca, deve ter massa de 2,7 gramas e 40 mm de diâmetro.
As partidas oficiais são constituídas de sets de 11 pontos e abarca qualquer número de sets desde que sejam ímpares, para impedir o empate entre os jogadores. Caso o set tenha empate em dez pontos, a decisão será prorrogada por mais dois pontos. Além disso, a cada set os jogadores devem inverter o lado da mesa.
Obstruções também ocorrem no tênis de mesa: quando o saque encostar-se à rede; quando houver interferências externas (como barulho, por exemplo); quando o adversário não estiver preparado para receber o saque; e quando houver erro na ordem do saque. Em casos de obstruções, não são somados pontos ao adversário.
O ponto é somado sempre que: 1) o atleta tocar na bola duas vezes consecutiva; 2) ele errar o saque; 3) errar o recebimento; 4) a bola quicar em sua parte duas vezes consecutiva; 5) utilizar a parte não emborrachada da raquete; 5) sua mão livre encostar-se à mesa; 6 ) movimentar a mesa do jogo; 7) o atleta ou sua raquete tocarem na rede ou em seus suportes.
Para disputarem as partidas, os atletas precisam de roupas bem confortáveis. Por isso, foi institucionalizado que camisas, shorts e saias podem ser de quaisquer cores. A exceção é que quando a bola branca é utilizada na partida, a camisa só pode ter a gola e as mangas brancas. No caso da bola laranja, o mesmo procedimento é utilizado.
Regra Simplificada
Tênis de Mesa e Pingue-pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer.
A MESA
Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material, na cor escura e fosca, produzindo um pique uniforme de bola padrão oficial (aprovada pela ITTF); tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento.
A REDE
A rede estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
A BOLA
Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40mm.
A RAQUETE
1 - A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85% do material.
2 - O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.
3 - O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha e só deve ser vermelho vivo ou preto.
4 - A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser, preto e vermelho vivo.
5 - Não é permitido jogar com o lado de madeira.
A PARTIDA
1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três, cinco, sete, nove...). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra" (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3) , os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.
O SAQUE
1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4 - Com o placar 10-10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.
UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).
UM PONTO
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a sequência.
CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO
Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois.
Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a sequência foi interrompida.
Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.
JOGOS DE DUPLAS
Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.
VESTIMENTA
Camisa, shorts e saias podem ser de qualquer cor ou cores exceto que, quando uma bola branca está em uso somente gola e as mangas da camisa podem ser brancas, e, quando uma bola laranja está em uso, somente àquelas partes podem ser de cor laranja.
Faça a leitura e responda as seguintes questões:
1°)Quando foi introduzido o Tênis de Mesa no Brasil?
2°) As partidas oficias são constituídas de setes de quantos pontos?
3°) Explique a soma dos pontos do Tênis de mesa.
4°)Explique o saque do jogo de duplas.
5°)Durante um jogo de tênis de mesa ,qual as cores que os atletas não pode usar?
6°) A raquete tem que ter duas cores diferentes,para ser usadas,quais são estas cores?
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Atividade Física x Diabetes- Exercícios que aliviam a hipertensão-Explicação sobre a diabetes
O que é Diabetes?
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, o diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Tipos
Diabetes tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Diabetes tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. A causa exata do diabetes gestacional ainda não é conhecida.
Outros tipos de diabetes: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: diabetes por defeitos genéticos da função da célula beta; por defeitos genéticos na ação da insulina; diabetes por doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); e por defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).
Sintomas de Diabetes
Principais sintomas do diabetes tipo 1:
vontade de urinar diversas vezes
fome frequente
sede constante
perda de peso
fraqueza
fadiga
nervosismo
mudanças de humor
náusea e vômito.
Principais sintomas do diabetes tipo 2:
infecções frequentes
alteração visual (visão embaçada)
dificuldade na cicatrização de feridas
formigamento nos pés e furúnculos.
domingo, 14 de julho de 2013
Desempenho do Brasil
DESEMPENHO DO BRASIL
Brasil fez 3 a 0 no Japão no jogo de estréia com gols de Paulinho, Neymar e Jô.
Na segunda partida do torneio, em 19/06, Brasil venceu México por 2 a 0 com gols de Neymar e Jô.
Seleção brasileira jogou bem, venceu a Itália por 4 a 2 e se classificou em primeiro lugar no grupo A. Gols brasileiros foram de Dante, Neymar e Fred (2 gols).
Brasil venceu Uruguai por 2 a 1 e foi para a final da Copa das Confederações. Os gols do Brasil foram de Fred e Paulinho.
BRASIL CAMPEÃO ! Seleção brasileira venceu Espanha por 3 a 0 na final. Os gols do Brasil foram de Fred (2) e Neymar.
________________________________________
1º)Escreva com suas palavras sobre o desempenho do Brasil na Copa das Confederações de 2013.
2º)Quais foram os jogadores brasileiros que mais se destacaram na Copa das Confederações?
Cidades sedes e estádios de Copa das Confederações
As cidades-sede e os estádios da Copa das Confederações 2013
- Belo Horizonte - Estádio Mineirão
- Brasília - Estádio Nacional
- Fortaleza - Estádio Castelão
- Recife - Arena Pernambuco
- Rio de Janeiro - Estádio do Maracanã
- Salvador - Arena Fonte Nova
Tabela de Jogos
1ª Fase
- 15/06 - Brasil 3 x 0 Japão (Estádio Nacional - Brasília) - 16h
- 16/06 - México 1 x 2 Itália (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro) - 16h
- 16/06 - Espanha 2 x 1 Uruguai (Estádio Arena Pernambuco - Recife) - 19h
- 17/06 - Taiti 1 x 6 Nigéria (Estádio Mineirão - Belo Horizonte) - 16h
- 19/06 - Brasil 2 x 0 México (Estádio Castelão - Fortaleza) - 16h
- 19/06 - Itália 4 x 3 Japão (Arena Pernambuco - Recife) - 19h
- 20/06 - Espanha 10 x 0 Taiti (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro) - 16h
- 20/06 - Nigéria 1 x 2 Uruguai (Arena Fonte Nova - Salvador) - 19h
- 22/06 - Japão 1 x 2 México (Estádio do Mineirão - Belo Horizonte) - 16h
- 22/06 - Itália 2 x 4 Brasil (Arena Fonte Nova - Salvador) - 16h
- 23/06 - Nigéria 0 x 3 Espanha (Estádio Castelão - Fortaleza) - 16h
- 23/06 - Uruguai 8 x 0 Taiti (Arena Pernambuco - Recife) - 16h
Semifinais
- 26/06 - Brasil 2 x 1 Uruguai (Estádio Mineirão - Belo Horizonte) - 16h
- 27/06 - Espanha 0 x 0 Itália (Estádio Castelão - Fortaleza) - 16h
- Espanha 7 x 6 Itália (na disputa de pênaltis)
Disputa pelo terceiro lugar
- 30/06 - Uruguai 2 x 2 Itália (Arena Fonte Nova - Salvador) - 13h
- Itália 3 x 2 Uruguai (na disputa de pênaltis)
- Itália (3º lugar) / Uruguai (4º lugar)
Final
- 30/06 - Brasil 3 x 0 Espanha (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro) - 19h
- Brasil (Campeão) / (Espanha Vice-campeã)
________________________________________
Os melhores da Copa das Confederações:
- Artilheiros: Fernando Torres (Espanha) e Fred (Brasil) com 5 gols.
- Melhor jogador do torneio: Neymar (Brasil)
- Melhor goleiro (luva de ouro): Julio Cesar (Brasil)
________________________________________
1º)Escreva os nomes das cidades sedes e os estádios realizados os jogos da Copa das Confederações.
2º)Quais os países que disputaram os três 1º lugares na Copa das Confederações de 2013?
Significado da FIFA e Curiosidades e perguntas
Significado (FIFA)
A sigla FIFA significa originalmente Fédération Internationale de Football Association (Federação Internacional de Futebol), é a entidade que supervisiona diversas federações, confederações e associações relacionadas com o futebol ao redor do mundo. A Federação tem sua sede em Zurique, na Suíça, e é submetida às leis daquele país. A FIFA promove várias competições entre/em diversos países, sendo a mais conhecida a Copa do Mundo de Futebol, realizada a cada quatro anos.
Curiosidades
- O Brasil foi o país que mais vezes ganhou a Copa das Confederações. Foram quatro títulos: 1997, 2005, 2009 e 2013. O segundo país que mais venceu foi a França, campeã em 2001 e 2003. A primeira Copa das Confederações ocorreu em 1997 na Arábia Saudita. O Brasil foi campeão ao vencer a Austrália por 6 a 0. O jogador brasileiro Romário foi o artilheiro do torneio com 7 gols.
- As próximas Copas das Confederações ocorrerão na Rússia em 2017 e no Qatar em 2021.
As cidades-sede e os estádios da Copa das Confederações 2013
- Belo Horizonte - Estádio Mineirão
- Brasília - Estádio Nacional
- Fortaleza - Estádio Castelão
- Recife - Arena Pernambuco
- Rio de Janeiro - Estádio do Maracanã
- Salvador - Arena Fonte Nova
1º)Para que serve a Copa das Confederações ?
2º)Escreva o significado (FIFA), e qual seu objetivo?
2º)Qual país que mais conquistaram a Copa das Confederações e que anos foram adquirido estes títulos?
História do torneio da Copa das Confederações
História do torneio da Copa das Confederações
A Copa das Confederações nem sempre foi chamada assim. Tudo começou em 1992, na Arábia Saudita. O país árabe organizou o evento que contou com apenas 4 seleções (Costa do Marfim, Estados Unidos, Argentina e o país anfitrião). Naquela época, o torneio era chamado de Copa do Rei (ou “King Fahd Cup”). A Argentina sagrou-se campeã deste 1º torneio
Em 1995, novamente a Arábia Saudita promoveu a Copa do Rei. Desta vez, seis seleções disputaram o evento – Argentina, Dinamarca, Japão, México, Nigéria e a própria seleção anfitriã. A Dinamarca, campeã européia, venceu a competição batendo a Argentina na grande final por 2 a 0.
À partir de 1997, a Fifa passa a ser a organizadora oficial do torneio, surgindo assim, a Copa das Confederações da Fifa. Apesar de continuar a ser realizado na Arábia Saudita, o torneio já passou a contar com oito seleções representando os seis continentes. O Brasil ganhou o torneio pela 1ª vez, vencendo a Austrália por 6 a 0.
Em 1999, a Copa das Confederações deixa de ser realizada na Arábia Saudita. O torneio foi disputado no México que levou o título da competição ao derrotar a seleção brasileira na final. A edição seguinte, em 2001, foi realizada no Japão e Coréia do Sul, países que sediariam a Copa do Mundo em 2002. O torneio então, passa a ser considerado como evento preparatório para a disputa do Mundial seguinte, e portanto, o país-sede da Copa do Mundo passa ser também da Copa das Confederações. A França vence esta edição e também a edição seguinte, em 2003, quando foi o país sede das competições.
Em 2005 a Copa das Confederações foi realizada na Alemanha, país-sede da Copa do Mundo de 2006. Mais uma vez a seleção brasileira ergueu a taça vencendo a rival Argentina na final. E o Brasil se tornaria tri-campeão da competição na edição seguinte da Copa das Confederações, em 2009, na África do Sul, vencendo os Estados Unidos na final. Seguindo as regras do jogo, dia 15 de junho de 2013, começa em Brasília, a Copa das Confederações do Brasil. Estão classificadas para o torneio as seguintes seleções: Brasil, Espanha, Nigéria, Japão, México. Itália, Uruguai e Taiti.
Em todas as edições anteriores, reparem que nunca um país-sede da Copa das Confederações sagrou-se campeão da Copa do Mundo que veio a seguir. Também ainda não ocorreu uma “dobradinha” dos campeonatos, ou seja, o mesmo país que venceu a Copa das Confederações, também não teve a glória de vencer no ano seguinte a Copa do Mundo. É aguardar para saber se no Brasil estas esta história se repetirá.
1º)Qual o país que incendiou pela 1ª vez o torneio,e como era chamado a Copa das Confederações?
2º)Para que serve a Copa das Confederações ?
Confederações FIFA e atividades
Copa das Confederações FIFA de 2013
A Copa das Confederações (português brasileiro) ou Taça das Confederações (português europeu) de 2013 foi a nona edição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Foi realizada no Brasil entre15 e 30 de junho1 e serviu como teste para realização da Copa do Mundo de 2014.
A competição conta com a participação de oito equipes: a campeã da Copa do Mundo de 2010, os campeões continentais, e o Brasil, país-sede, além da vice-campeã europeia, Itália, pois a campeã, Espanha, já obtivera a vaga por ser campeã do mundo. A competição conta com a participação de quatro seleções campeãs mundiais: Brasil, Espanha, Itália e Uruguai.
Grupo da Copa das Confederações de 2013
Grupo A
Brasil
Espanha
Itália
Uruguai
Grupo B
Nigéria
Japão
México
Taiti
Bola
A bola oficial do torneio foi apresentada pelo ex-jogador brasileiro Cafu no dia do sorteio dos grupos. Fabricada pela Adidas, ela terá o nome de "Cafusa", que significa a expressão "cafuzo", usado para designar no Brasil os indivíduos que nasceram da miscigenação entre índios e negros. Também se deriva de uma mistura de três palavras que representam o país: "carnaval", "futebol" e "samba".1
Sedes
Em 12 de maio de 2011, foi divulgada uma lista com as cinco cidades sedes do torneio, a qual deveria ser confirmada, oficialmente, em 29 de julho. Porém, a FIFA adiou a decisão para outubro do mesmo ano.27 Em 20 de outubro, foram anunciadas como sedes as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro. Recife e Salvador entraram como possíveis sedes desde que avançassem no andamento das obras.28
A tabela de jogos da competição foi apresentada em 30 de maio de 2012 com as seis cidades-sede previamente estabelecidas. 29 Em 8 de novembro de 2012 a FIFA e o Comitê Organizador Local confirmou todas as cidades previstas na Copa das Confederações, sendo a primeira vez que a competição contará com seis cidades-sede.Sendo elas:Belo Horizonte,Fortaleza,Brasília ,Rio de Janeiro,Recife e Salvador.
1º)Dê quantos em quantos anos são realizado a Copa das Confederações?
2º)Escreva os nomes dos países que participaram da Copa da Confederações no Brasil.
3º)Qual o significado da expressão da bola (CAFUSA)?
4º)Escreva os nomes das cidades sedes do torneio Copa das Confederações.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Copa das Confederações
Copa das Confederações deixa dúvidas sobre 2014
Considerada um teste para a Copa do Mundo do ano que vem no Brasil, a Copa das Confederações terminou este domingo com uma lista de dúvidas sobre a capacidade do país de sediar com sucesso - não apenas esportivo - o torneio de 2014.
Os seis estádios utilizados na Copa das Confederações foram aprovados, com algumas ressalvas, mas problemas como as obras de infraestrutura ainda inacabadas e até mesmo os grandes protestos populares que questionam os gastos públicos com a organização do torneio e a suposta falta de legado da competição para o país mantiveram as incógnitas sobre como será o Mundial de 2014.
No campo esportivo, também se mantêm muitas dúvidas para o próximo ano, mas o saldo da Copa das Confederações foi mais positivo para o Brasil, já que a seleção nacional, desacreditada antes do torneio, conseguiu vencer a competição pela quarta vez, derrotando a favorita Espanha na final.
Pega de surpresa pelas manifestações populares e acuada como alvo das críticas nos protestos, a Fifa, entidade que comanda o futebol mundial e é responsável pelas Copas das Confederações e do Mundo, diz ter aprovado o teste deste ano no Brasil, mas com a ressalva de que isso não garante o sucesso no ano que vem.
"O teste teve sucesso. Sabemos agora onde há coisas para mudar e sabemos especialmente as coisas boas que já foram feitas", afirmou o presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante uma entrevista para um balanço da competição, na sexta-feira.
"Mas no ano que vem há uma outra dimensão. Agora tivemos 6 estádios e 8 equipes, e no ano que vem teremos 12 estádios e 32 times", observou.
A BBC Brasil preparou uma análise com dez itens sobre o que funcionou no teste deste ano e o que ainda precisa ser melhorado para a Copa do Mundo de 2014.
Estádios
Seis dos 12 estádios previstos para a Copa do Mundo de 2014 abrigaram jogos da Copa das Confederações: Mané Garrincha, em Brasília, Castelão, em Fortaleza, Arena Pernambuco, na região metropolitana do Recife, Arena Fonte Nova, em Salvador, Mineirão, em Belo Horizonte, e o Maracanã, no Rio de Janeiro.
As novas arenas, construídas, reconstruídas ou reformadas, foram em geral elogiadas tanto por torcedores quanto por atletas e dirigentes. Ainda assim, houve problemas pontuais, como falta de comida e bebidas em pontos de venda nos estádios (problema comum em vários dos jogos do torneio), telefonia instável em diversas partidas, com queda dos sinais de 3G, e enormes filas para as lanchonetes e para os banheiros.
A limpeza dos banheiros foi elogiada, principalmente na comparação com a situação encontrada normalmente pelos frequentadores contumazes de estádios brasileiros, mas esteve longe de ser perfeita.
Alguns estádios, inaugurados poucas semanas ou meses antes da Copa das Confederações, também enfrentaram pequenos problemas estruturais.
Na Fonte Nova, por exemplo, parte da cobertura do estádio desabou poucos dias após a reinauguração, em maio, e um viaduto de acesso ao estacionamento trincou e teve que ser escorado poucos dias antes do início da Copa das Confederações. Os incidentes não chegaram a causar problemas para o torneio.
Transporte
A maioria das obras de infraestrutura de transportes relacionadas à Copa do Mundo, inicialmente previstas para serem inauguradas a tempo para a Copa das Confederações, ainda não ficaram prontas, ainda que continuem prometidas para o ano que vem.
Os resultados preliminares de uma pesquisa preparada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo com os visitantes das cidades-sede da Copa das Confederações nestas últimas duas semanas indicam os transportes públicos como o item menos bem avaliado (apenas 44,7% das entrevistas tabuladas aprovavam o transporte público).
A situação foi menos grave em alguns locais como o Rio de Janeiro, onde o estádio do Maracanã já era bem servido mesmo antes da competição pelo sistema de transportes, incluindo estações de metrô e de trem próximas.
Aeroportos
Este é um item essencial num país-sede de dimensões continentais como o Brasil (a distância entre Manaus, cidade-sede da Copa de 2014 mais ao norte, e Porto Alegre, a localizada mais ao sul, é de 3.100 quilômetros em linha reta, ou 4.700 quilômetros numa hipotética viagem por terra).
Em geral, houve poucos contratempos com voos atrasados ou cancelados nas últimas duas semanas, mas alguns aeroportos de cidades-sede sofreram com o excesso de passageiros. Em Brasília, um dia após a partida de abertura do campeonato, entre Brasil e Japão, algumas pessoas enfrentaram mais de uma hora e meia de fila para conseguir fazer o check-in em seus voos.
A quantidade de voos entre as cidades também se mostrou escassa, e muitos turistas e jornalistas que cobriam a competição tiveram problemas em encontrar lugares nos aviões lotados.
As obras de reforma e ampliação dos aeroportos para a Copa de 2014 também vêm enfrentando problemas. No dia 18 de junho, o minsitro-chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, manifestou preocupação com o ritmo das obras nos aeroportos, especialmente no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
Segurança
A segurança pública é comumente apontada como um dos principais calcanhares-de-aquiles do país para a realização de grandes eventos.
Para a Copa das Confederações, houve reforço na segurança nas cidades-sede, mas que não impediram a ocorrência de diversos casos de torcedores, jornalistas e até mesmo celebridades assaltadas durante a competição.
A ocorrência de grandes manifestações públicas durante o evento também deslocou alguns recursos de segurança e elevou a sensação de medo entre parte do público.
Ainda assim, o resultado preliminar da pesquisa Fipe para o Ministério do Turismo indica que 71,7% dos turistas consultados avaliaram positivamente a segurança pública nas cidades-sede.
Hotelaria
Algumas das cidades-sede da Copa das Confederações enfrentaram problemas sérios de falta de vagas em hotéis durante o torneio, principalmente em dias de jogos do Brasil. Nos dias de outros jogos, a ocupação acabou ficando abaixo do esperado.
Os problemas mais graves aconteceram em Brasília, onde a ocupação dos hotéis no dia da abertura, entre Brasil e Japão, chegou a 95%, e em Belo Horizonte, cidade mais acostumada a receber turismo de negócios que de lazer, e que teve lotação quase total na rede hoteleira a partir de três estrelas no dia da semifinal entre Brasil e Uruguai.
Em Belo Horizonte, a reportagem da BBC Brasil chegou a encontrar casos de torcedores que tiveram que recorrer a motéis para passar a noite após o jogo do Brasil por conta da falta de vagas em hotéis.
Preços
Com a demanda em alta, os hotéis nas cidades-sede aproveitaram para elevar seus preços. Em alguns lugares, o aumento de preços foi superior a 100%.
Os preços dos alimentos dentro dos estádios também foram uma das principais queixas dos torcedores. De acordo com a tabela seguida por todas as arenas, uma garrafa de água com 500 ml custava R$ 6, uma cerveja era vendida por R$ 12, e um sanduíche saía por R$ 8.
Distribuição dos ingressos
Outro item bastante criticado pelos torcedores, o sistema de distribuição de ingressos para a competição se mostrou deficiente. Muitos torcedores enfrentaram horas de filas para retirar os ingressos comprados com antecedência pela internet, apesar do agendamento da retirada.
Mesmo os fortes controles impostos pelos organizadores não impediram também a comercialização de ingressos por cambistas. Ingressos para a final de domingo, entre Brasil e Espanha, chegaram a ser vendidos por preços mais de dez vezes mais alto que os oficiais.
Os problemas levaram o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, a afirmar que o Brasil poderá levar um "chute no traseiro" se os problemas verificados com os ingressos na Copa das Confederações se repetir com os da Copa do Mundo de 2014, que começam a ser vendidos em agosto.
Atendimento aos turistas
Os turistas estrangeiros elogiaram em geral a receptividade dos brasileiros, mas criticaram a organização do torneio, principalmente a falta de informações e a dificuldade de encontrar pessoas capazes de se comunicar em seus idiomas.
A preliminar da pesquisa da Fipe indica o problema da língua como a principal queixa dos turistas no atendimento recebido - apenas 56,6% manifestaram uma avaliação positiva.
Os itens mais bem avaliados pelos turistas na pesquisa foram os restaurantes - aprovados por 91,5% - e a diversão noturna - 86,2% de avaliação positiva.
Ambiente
A Copa das Confederações foi vivida intensamente pela torcida, mas praticamente só dentro dos estádios e diante das telas de TV. Nas ruas das cidades-sede, havia poucos sinais da competição além de ocasionais cartazes publicitários, sinalizações de trânsito com a marca do torneio ou raras bandeiras brasileiras estendidas por torcedores.
A atenção da população para o torneio também perdeu para os protestos populares, que em alguns dias superaram em público o contingente dentro dos estádios.
Mas dentro das arenas esportivas, principalmente nos jogos do Brasil, o que se viu foi um forte apoio da torcida, que fez a festa e se divertiu sem grandes contratempos. A cantoria do hino brasileiro à capela pela torcida, após o término da execução dos tradicionais 90 segundos do hino pelo sistema de som dos estádios, se tornou um dos símbolos do apoio da torcida ao time.
Futebol
Se na organização fora de campo a Copa das Confederações pode ter deixado a desejar, dentro de campo a qualidade da competição foi elogiada.
Pela primeira vez, quatro campeões mundiais disputaram o torneio e foram justamente as quatro equipes que chegaram às semifinais - Brasil, Uruguai, Itália e Espanha.
Na sexta-feira, após apresentar estatísticas positivas sobre a competição, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou: "Quando olhamos os jogos, é fácil dizer que esta foi seguramente a melhor Copa das Confederações que já tivemos, em termos de qualidade".
Seleção brasileira
Para a seleção brasileira, a Copa das Confederações não poderia ter sido mais positiva. Uma semana antes da competição, a equipe estava desacreditada, em sua posição mais baixa da história no ranking da Fifa - 22º lugar.
Em seis amistosos disputados no ano até então, havia perdido um, empatado quatro e vencido apenas um. Em várias partidas, a equipe saiu de campo vaiada pela torcida brasileira.
A virada começou a menos de uma semana da estreia na Copa das Confederações, com uma vitória de 3 a 0 sobre a França, em um amistoso em Porto Alegre, na primeira vitória da seleção brasileira sobre um campeão do mundo desde dezembro de 2009.
Na Copa das Confederações, foram mais cinco vitórias, incluindo três contra campeões mundiais: Itália, Uruguai e Espanha.
Faça um comentário sobre os problemas encontrados no Brasil e dê sua opinião sobre a copa do Mundo de 2013.
sexta-feira, 14 de junho de 2013
domingo, 24 de março de 2013
Saúde,Boa alimentação e Exercícios Físicos
“ Se você insiste em não ter tempo para praticar atividades físicas, comece a encontrar tempo para adoecer e tomar remédios....”
domingo, 10 de março de 2013
Sistema 4x2 - 5x1
Voleibol - Sistema 4x2
Foi um sistema muito utilizado até a década de 70. Nas equipes de base, é um sistema apropriado por dois motivos:
1 - Desenvolve um maior número de levantadores, dois titulares e mais dois reservas, concomitantemente;
2 - Não depende, exclusivamente, de um único levantador, como ocorre no sistema 5x1.
O sistema de jogo 4x2 (dois levantadores e quatro atacantes) pode ser feito com infiltração ou sem infiltração. A infiltração é realizada pelo levantador quando o mesmo estiver nas posições 1,6 e 5 (zona de defesa).
Após o saque, o levantador desloca-se para frente em direção as posições 3 e 2 de onde efetuará o levantamento. Porém este sistema só será bem realizado se os jogadores tiverem um bom nível técnico e um bom sistema de recepção de saque, caso contrário o sistema 4x2 sem infiltração é o mais indicado.
A diferença entre os dois sistemas é que no sistema 4x2 sem infiltração, sempre haverá dois atacantes na rede e um levantador e no sistema 4x2 com infiltração, haverá sempre três atacantes na rede, pois quando um dos levantadores estiver nas posições 4,3 e 2, atuará como atacante de saída de rede.
Voleibol - Sistema 5x1
Com as mudanças nas regras do jogo, é para se esperar mais evolução. É apropriado pelas principais razões:
1 - Apenas um levantador organiza o sistema ofensivo da equipe, o que melhora a sensibilidade estratégia do mesmo;
2 - Desenvolve dois levantadores (um titular e um reserva) de grande categoria, ao invés de quatro do sistema 4x2, o que é muito difícil;
3 - Acrescenta mais um atacante nato, em relação ao sistema 4x2, antecessor do 5x1;
4 - Nas rotações em que o levantador está na rede (posições 2, 3 e 4), os jogadores mais velozes dispõem de maior espaço, para atacar após deslocamentos.
Apresenta algumas desvantagens e, em virtude das mesmas, não é apropriado às equipes de iniciantes, de base, etc..., ou seja:
1 - Centraliza responsabilidade excessiva, para o levantador;
2 - Requer ao levantador atributos como inteligência, tática individual, habilidade e controle emocional;
3 - O levantador deve ter um perfil psicológico especial, com características como a "renúncia ao aplauso" e o "prazer em servir";
4 - Requer extrema eficácia, da recepção do saque.
Responda:
1°)Explique o sistema 4 x 2 do Voleibol.
2°)Faça a leitura dos sistema 4 x 2 e 5 x 1 e explique a diferença de jogo.
Doenças sexualmente transmissível....
Introdução
As doenças venéreas, também conhecidas como DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis ) são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de moléstias.
Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e freqüente de preservativos. Os vírus, bactérias e fungos acabam sendo transportados pelo sêmen e por fluídos sexuais. Desta forma, a utilização da camisinha, tanto masculina quanto feminina, impede a transmissão dos agentes causadores.
Estas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois o desenvolvimento delas no corpo humano podem acarretar sérios problemas de saúde. Infertilidade, doenças neonatais, câncer anogenital, comprometimento do aparelho reprodutor e até mesmo a morte.
Segue abaixo uma relação das principais DSTs:Sífilis
O agente causador da sífilis é uma bactéria conhecida como Treponema pallidum. No início, a doença ataca as vias urinárias e genitais, podendo, caso não tratada, espalhar-se para o sistema cardiovascular e nervoso. Gerando uma infecção generalizada, pode levar o doente a morte. Nas mulheres doentes, o aborto e o parto prematuro são algumas das conseqüências.
Gonorréia
Está doença ocorre após o contato com a bactéria conhecida por Neisseria gonorrheae. Causa um grave inflamação na uretra e, quando não tratada, pode espalhar-se pelo sistema genital, vias urinárias, reto e articulações. Se não tratada corretamente, a doença se desenvolve, podendo levar o doente a outros problemas como, meningite, problemas cardíacos e artrite.
Clamídia
A bactéria Chlamydia trachomatis é o agente causador da doença. Ela ataca os canais urinários e sistema genital, causando inflamação nestas áreas. Se não tratada, pode chegar a uma infecção crônica, gerando a infertilidade no homem. Em mulheres, as complicações também são graves: infertilidade, dores pélvicas, formação de abscessos, entre outras complicações.
Tricomona
Esta doença é causada por um protozoário do gênero Trichomonas Donne. Este protozoário pode instalar-se nos sistemas genital e digestivo. Provoca quadros inflamatórios na uretra dos homens e no canal vaginal das mulheres. Embora não acarrete complicações mais sérias em sua fase evolutiva, a doença pode facilitar a disseminação da infecção por HIV.
Candidíase
Esta doença é uma das causas mais comuns de infecção genital. Os sintomas são coceira, ardor e corrimento vaginal semelhante a nata do leite. É mais comum em mulheres, causando inchaço e vermelhidão no órgão sexual feminino. As lesões podem se espalhar pela virilha. Apesar do mais comum ser a transmissão via relação sexual, existem outros fatores que colaboram para isso: uso de anticoncepcionais, antibióticos, obesidade, diabetes melitus, gravidez e uso de roupas justas. O principal agente da doença é o fungo Candida albicans.
Herpes genital
Causada pelo vírus herpes simplex (tipo 1 ou tipo2). Surgem lesões dolorosas, de tamanho pequeno, na região genital (mucosa e pele). O período de incubação do vírus é de, aproximadamente, 25 dias.
Tênis de mesa e perguntas
Introdução do tênis de mesa:O tênis de mesa é um esporte inventado no século XIX na Inglaterra, dessa época provem o nome popular ‘ping pong’, é um dos esportes mais praticados no mundo.
História Resumida:
Surgiu como uma imitação do tênis de campo em um ambiente fechado. As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome ping pong. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou marca em 1901 e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa.O Tênis de Mesa surgiu no Reino Unido, no século XIX; o termo Pingue Pongue é utilizado,para fins recreativos, para competições, o nome correto é Tênis de Mesa. Ele é praticado no mundo todo.Tênis de Mesa: um jogo em alta velocidade.
Características do esporte: regras e equipamentos .
O tênis de mesa é praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura. O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque (início da jogada), a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário. Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.
Além da mesa e da rede, os outros equipamentos necessários para a prática deste esporte são a bola e as raquetes. A bola é feita de celulose ou material plástico similar e deve ter 40 mm de diâmetro. A raquete é feita de 85% de madeira, não havendo limite para tamanho da mesma. A parte da raquete que bate na bola é coberta por borracha.
Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um (individuais) ou dupla contra dupla.
Responda:
1°)Quando surgiu o Tênis de Mesa e qual estado?
2°)Quanto é considerado ponto em jogo de Tênis de Mesa?
3°)Em quantos sets o jogador vence uma partida de Tênis Mesa?
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Treinamento funcional...
10 mandamentos para o Treinamento Funcional
Posted: 25 Feb 2013 01:45 AM PST
Quando se fala em treinamento funcional as pessoas logo associam ao treinamento em bases instáveis, principalmente a bola suíça, bom aqui vão os 10 mandamentos do treinamento funcional, a partir deles tirem suas próprias conclusões, só estarei postando no blog agora em 2011, portanto um excelente natal a todos vocês e que 2011 seja um ano cheio de conquistas para todos nós, e fica ai uma frase para vocês utilizarem em 2011, "Quem nunca arrisca, está arriscando muito mais" Luigi Cani.
1. Pense nos seus músculos como ferramentas e não troféus. Seu treino não deve se restringir a puxar e empurrar. Levantar, rodar, saltar e correr também fazem seu corpo se tornar mais inteligente e funcional.
2. Treine o centro antes das extremidades. Fortaleça o CORE (região Lomo-Pélvica-Quadril) porque é a partir dessa região que o corpo gera estabilidade e produz força.
3. Qualidade de movimento é o ponto de partida. Todos os exercícios devem ter como meta uma execução limpa, eficiente e boa postura.
4. Treine mais na posição em pé do que sentado ou deitado. Quando o movimento parte do chão e você está em pé, as forças produzidas envolvem o corpo todo, da mesma forma em que ele é exigido na vida real.
5. Seu programa de treino deve ser global. Força, Equilíbrio, Velocidade, Resistência, Agilidade, Potência, Mobilidade e Flexibilidade são qualidades físicas que sempre devem ser estimuladas.
6. Você é tão forte quanto seu elo mais fraco. Tornar seu corpo mais equilibrado entre o lado direito e esquerdo, a cadeia anterior e posterior, a extremidade superior e inferior vai ter um impacto positivo sobre todos seus objetivos.
7. Respeite seus limites, mas aceite o desafio. Você aproveita pouco do seu real potencial de movimento, use cada sessão de treino para conhecer seus limites e vencê-los, seja você um atleta de alto nível ou alguém que está iniciando um programa de condicionamento, sempre existe espaço para o progresso.
8. Use o corpo de forma integrada e não isolada. Envolva todo Sistema Neuro-Muscular em atividades onde se busca sinergia sempre.
9. Um programa de treinamento funcional eficiente vai além do treino. Além de boas sessões de condicionamento, comer, dormir e se recuperar com qualidade são fundamentais.
10. Se divirta. Faça do seu treino seu playground, acreditar no que se faz e se divertir fazendo é o que gera resultados a curto, médio e longo prazo.
domingo, 17 de fevereiro de 2013
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)