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segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Tênis de Mesa e Atividades sobre Tênis de Mesa

Educação Física - (Tênis de mesa) O tênis de mesa é uma prática esportiva derivada de um jogo originário da Inglaterra do século XIX, chamado pingue-pongue. As primeiras memórias desse jogo remetem a estudantes que dividiam uma mesa ao meio com livros (onde mais tarde seria colocada uma rede). Também há indícios de que militares ingleses também jogavam. O termo pingue-pongue teria sido utilizado devido ao som da bola em contato com a raquete e com a mesa. E realmente tratava-se de um jogo, uma vez que as regras eram completamente variáveis: a contagem podia ir de 10, 20 até 100 pontos; a bola não tinha um tamanho específico; e as mesas também tinham tamanhos não padronizados. As raquetes eram um caso à parte: feitas com papelão ou madeira, podiam ser simples ou envoltas de lixa ou tecido. Foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que o jogo tomou fôlego real na Inglaterra e alguns antigos jogadores se uniram para fundar uma Associação de Pingue-pongue. Tiveram problemas, pois havia uma marca já com patente do jogo, porém contornaram a situação e a partir daí deram nova cara ao pingue-pongue: redigiram as regras, buscando uma oficialização dessa prática esportiva e incentivaram a produção e a venda de equipamentos apropriados. A partir de então, essas regras foram tomadas como base para a Federação Internacional, criada em 1926, e o nome da prática foi modificado para Tênis de Mesa. No Brasil, o tênis de mesa foi introduzido por imigrantes ingleses, nos primeiros anos do século XX. No entanto, os primeiros torneios organizados datam de 1912. O estado atual do tênis de mesa em nosso país é bastante promissor, uma vez que a CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) já organizou muitos eventos nacionais e internacionais, além de ministrar cursos para arbitragem desse esporte. Oficialmente, a mesa deve ser retangular com as dimensões de 1,525m de largura por 2,74m de comprimento. A altura da mesa deve estar 0,76 metros de distância do solo. Há uma linha de dois centímetros de altura que marca toda a sua volta. A rede tem 15,25 cm de altura e se estende para além dos limites da mesa. A bola deve ser de celuloide, laranja ou branca, deve ter massa de 2,7 gramas e 40 mm de diâmetro. As partidas oficiais são constituídas de sets de 11 pontos e abarca qualquer número de sets desde que sejam ímpares, para impedir o empate entre os jogadores. Caso o set tenha empate em dez pontos, a decisão será prorrogada por mais dois pontos. Além disso, a cada set os jogadores devem inverter o lado da mesa. Obstruções também ocorrem no tênis de mesa: quando o saque encostar-se à rede; quando houver interferências externas (como barulho, por exemplo); quando o adversário não estiver preparado para receber o saque; e quando houver erro na ordem do saque. Em casos de obstruções, não são somados pontos ao adversário. O ponto é somado sempre que: 1) o atleta tocar na bola duas vezes consecutiva; 2) ele errar o saque; 3) errar o recebimento; 4) a bola quicar em sua parte duas vezes consecutiva; 5) utilizar a parte não emborrachada da raquete; 5) sua mão livre encostar-se à mesa; 6 ) movimentar a mesa do jogo; 7) o atleta ou sua raquete tocarem na rede ou em seus suportes. Para disputarem as partidas, os atletas precisam de roupas bem confortáveis. Por isso, foi institucionalizado que camisas, shorts e saias podem ser de quaisquer cores. A exceção é que quando a bola branca é utilizada na partida, a camisa só pode ter a gola e as mangas brancas. No caso da bola laranja, o mesmo procedimento é utilizado. Regra Simplificada Tênis de Mesa e Pingue-pongue têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer. A MESA Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material, na cor escura e fosca, produzindo um pique uniforme de bola padrão oficial (aprovada pela ITTF); tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento. A REDE A rede estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca. A BOLA Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40mm. A RAQUETE 1 - A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85% do material. 2 - O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm. 3 - O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha e só deve ser vermelho vivo ou preto. 4 - A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser, preto e vermelho vivo. 5 - Não é permitido jogar com o lado de madeira. A PARTIDA 1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três, cinco, sete, nove...). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro. 2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte. 3 - Na partida quando houver "negra" (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3) , os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos. O SAQUE 1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor. 2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta. 3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos. Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12 4 - Com o placar 10-10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo. 5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente. 6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes. UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO) A partida deve ser interrompida quando: 1 - O saque "queimar" a rede. 2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola). 3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado. 4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc). UM PONTO A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando: 1 - Errar o saque. 2 - Errar a resposta. 3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas. 4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas. 5 - Bater com o lado de madeira da raquete. 6 - Movimentar a mesa de jogo. 7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes. 8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a sequência. CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois. Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a sequência foi interrompida. Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados. JOGOS DE DUPLAS Valem as mesmas regras, sendo que: 1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor. 2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola. 3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequência será natural: Atleta A saca para o X Atleta X saca para o B Atleta B saca para o Y Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques. No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez. 4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto. VESTIMENTA Camisa, shorts e saias podem ser de qualquer cor ou cores exceto que, quando uma bola branca está em uso somente gola e as mangas da camisa podem ser brancas, e, quando uma bola laranja está em uso, somente àquelas partes podem ser de cor laranja. Faça a leitura e responda as seguintes questões: 1°)Quando foi introduzido o Tênis de Mesa no Brasil? 2°) As partidas oficias são constituídas de setes de quantos pontos? 3°) Explique a soma dos pontos do Tênis de mesa. 4°)Explique o saque do jogo de duplas. 5°)Durante um jogo de tênis de mesa ,qual as cores que os atletas não pode usar? 6°) A raquete tem que ter duas cores diferentes,para ser usadas,quais são estas cores?

Treinamento de Tênis de Mesa

Treinamento de tenis de mesa

Saque torpedinho....

O Segredo da Recepção de Saques com Efeito

O Segredo da Movimentação de Perna

Empunhadura no Tênis de Mesa